Proposta e História

Missão

Formar indivíduos que cresçam e atuem de forma consciente, em um mundo globalizado, sob os alicerces da cidadania, da ética e do conhecimento, além de prepará-los para os desafios de uma sociedade plural e de um mercado digitalizado.

Visão

Tornar-se um centro de referência e excelência não somente em educação de jovens, mas também na formação de cidadãos munidos de capacidade de transformação – de si mesmos, dos outros e da sociedade.

Valores

Uma educação calcada no desenvolvimento do indivíduo enquanto ente que interage ativamente com o mundo à sua volta e com os outros indivíduos de forma harmoniosa. Além disso, o conhecimento como a pedra fundamental para a construção de uma sociedade justa, igualitária e progressista.

Nosso Proposta

O Colégio IPÊ – Instituto Panterinha de Educação – em seus 45 anos de atuação, tem como meta primordial a formação e informação integral do aluno para um mundo globalizado, preparando-o tanto nos aspectos do saber como no da consciência de cidadania e dos valores éticos e sociais. O objetivo do Colégio é fazer o aluno perceber, com uma visão ampla, lúcida e crítica, a realidade em que vive e saber superar todos os desafios que serão encontrados em seu trajeto, tanto sociais quanto intelectuais.

Fornecemos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento completo de nossos alunos, estimulando a criatividade, a iniciativa, a pesquisa e a competência nos diversos segmentos do conteúdo curricular e extracurricular, os quais trabalhamos de forma conjunta a partir de um eixo central que norteia nossas atividades.

A proposta pedagógica do Colégio está voltada para uma concepção de educação que engloba o ensino, a aprendizagem e a pesquisa, por meio de uma abordagem sociointeracionista, que entende a relação do meio social com o sujeito como determinantes para o indivíduo aprender e construir conhecimentos sobre si e a sua realidade. Nossa proposta considera o conhecimento como processo de construção fundado no diálogo permanente entre professores e estudantes.

O aluno é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em dada cultura. A desenvoltura para articular conhecimentos e construir novas aprendizagens com autonomia é particularmente produzida, dentre outros aspectos, a partir do exercício de investigações sobre questões significativas, reais, vividas no cotidiano.

Nosso Espaço

Em meio a muito verde, o Colégio IPÊ ocupa um terreno de aproximadamente 2.000 m², onde estão instaladas mais de 25 salas de aula. Além disso, a estrutura do Colégio conta ainda com uma biblioteca com mais de 5.000 exemplares, laboratório de ciências, laboratório de informática, ateliê, sala de multimídia, duas quadras poliesportivas e playgrounds.

O Colégio IPÊ foi totalmente planejado para oferecer a melhor estrutura física possível, acompanhando o desenvolvimento dos alunos em seus diferentes prédios (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II) e se adequando às necessidades de cada segmento.

Nossa História

28 de fevereiro de 1978 –  Lideradas e motivadas pelo entusiasmo e idealismo da jovem pedagoga Marilia de Freitas Bertoldi Casanova Trujillo, Márcia Lúcia Almeida e Ieda de Carvalho, também professoras, fundam o Instituto Panterinha de Educação.  Em uma acolhedora casa da arborizada City Lapa, na zona oeste de São Paulo, com ares de “casa da vovó”, a escola de educação infantil nasce com o objetivo de acolher bebês e crianças até o pré-primário.  Dedicação, carinho com as crianças e competência no ensino logo fazem da Panterinha referência de ensino  na região.

Mesmo depois da saída das duas sócias e posterior falecimento da idealizadora (1987), a escola se mantém vigorosa, agora sob o comando da filha Claudia Bertoldi Trujillo Campiteli,  herdeira da mãe na vocação, entusiasmo e idealismo e que segue à risca seus passos. Suas irmãs mais novas, Adriana Bertoldi Trujillo e Marinês David Bertoldi,  formam-se respectivamente em Artes Plásticas e Direito e,  assim como ela,  ligadas à obra da mãe,  incorporaram-se à escola.

O sucesso se faz presente e a escola é ampliada, tanto no espaço físico como nas atividades educacionais. A Panterinha ganha prédio novo, adaptado aos mais modernos modelos educacionais e com diferenciais exclusivamente criados.  Do embrião Panterinha, é criado, em 1998, o Colégio IPÊ, cujo título abraça e abrevia o do Instituto Panterinha de Educação, momento no qual é implantado o  Ensino Fundamental I,  sucedido em  2006,   pelo  Ensino Fundamental II.

Hoje, da pequena “casa da vovó”, em contínuo processo de expansão, “só restou o coração”,   constata Adriana, uma das irmãs.

Em 2009, forma-se a primeira turma do Fundamental II,  um pequeno grupo de jovens que chegou à Panterinha ainda bebês e,  para orgulho do IPÊ,  todos  são aprovados  nas provas de seleção para o Ensino Médio em alguns dos mais renomados colégios públicos e privados do município paulista.

Atualmente, o Colégio continua crescendo e evoluindo, formando, há 45 anos, não só grandes alunos, mas também gloriosos cidadãos.

Endereço: Rua Cuevas, 140 – City Lapa – São Paulo – SP – CEP 05076-050
Telefones: (11) 3834-0975 / 3834-0569