Desenvolvimento Acadêmico, Pessoal e Socioemocional
O Ensino Fundamental é uma etapa essencial na formação das crianças e adolescentes. É aqui que os alunos aprofundam seus conhecimentos, desenvolvem autonomia, senso crítico, habilidades socioemocionais e constroem uma base sólida para os desafios futuros. Nossa proposta educacional é formar alunos preparados para os desafios do presente e do futuro, estimulando o desenvolvimento acadêmico, emocional e social. Valorizamos a autonomia, o protagonismo, o pensamento crítico e a construção de valores, sempre em um ambiente acolhedor, que respeita as singularidades de cada estudante.
Metodologia Sociointeracionista
Acreditamos que a criança aprende e cresce nas relações que constrói com o outro. Cada descoberta acontece no diálogo, nas trocas, no brincar e no convívio. O professor é o mediador que incentiva, acolhe e abre caminhos para que o aluno avance com segurança, respeitando seu tempo e suas potencialidades.
No Colégio IPE, valorizamos esse olhar: entendemos que aprender vai muito além de decorar conteúdos. É viver experiências significativas, desenvolver autonomia, construir vínculos e preparar-se para a vida em sociedade.

Formação Bilíngue
Inglês integrado à rotina, com aulas dinâmicas e práticas. Desenvolvemos fala, escuta, leitura e escrita, em parceria com instituições de ensino bilíngue.

Desenvolvimento Socioemocional
Aulas semanais que fortalecem empatia, resiliência, autoconhecimento e colaboração, preparando os alunos para os desafios da vida.

Projetos Interdisciplinares
Aprender na prática, conectando diferentes áreas. Estímulo à pesquisa, criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe.

Projetos Sociais e Conscientes
Incentivamos empatia, solidariedade e responsabilidade social, formando alunos conscientes do seu papel no mundo.
Programa Socioemocional Educa no Colégio IPÊ
Muito além de ensinar, queremos transformar.
No Colégio IPÊ, adotamos o Programa Socioemocional Educa para acompanhar nossos estudantes em sua formação integral — intelectual, emocional e social.
Ensino Fundamental
(Iniciais e Finais)
Nessa fase, trabalhamos as emoções dentro de contextos concretos: relações na sala de aula, desafios sociais, tomada de decisões e situações reais da convivência escolar. O aluno aprende a identificar sentimentos, resolver conflitos e agir de forma responsável.
O que é educação socioemocional?
Educação socioemocional é o processo por meio do qual crianças e jovens aprendem a reconhecer, compreender e gerenciar suas emoções, desenvolver empatia, construir relacionamentos saudáveis e tomar decisões responsáveis. Ela vai além de conteúdos escolares: prepara para a vida.
(O Educa fundamenta-se em referências como Disciplinas Positivas, CASEL e a BNCC)
Uma Abordagem Pedagógica Sociointeracionista
Inspirado nos estudos de Stephen R. Covey e nos “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, o programa foi cuidadosamente adaptado à realidade educacional brasileira, incorporando os fundamentos da teoria sociointeracionista de Vygotsky. Nossa proposta pedagógica reconhece que o aprendizado acontece na interação social e que cada estudante constrói seu conhecimento através das trocas com colegas, educadores e o ambiente escolar.
Diferenciais
Aprendizado criativo e em contato com a natureza.

Formação Bilíngue
Inglês integrado à rotina, com aulas dinâmicas e práticas. Desenvolvemos fala, escuta, leitura e escrita, em parceria com instituições de ensino bilíngue.

Turmas Reduzidas
Atendimento próximo e personalizado, promovendo desenvolvimento integral, atenção às necessidades de cada criança e suporte ao aprendizado diário.

Natureza, horta e pomar
Experiências práticas com plantas e ambientes naturais que promovem respeito, cuidado, observação e conexão com o mundo ao redor.

Espaços criativos
Ambientes que despertam criatividade, curiosidade e habilidades práticas, incentivando a expressão artística e a resolução de problemas.
Parceria Cel.Lep
Inglês no Ensino Fundamental
No Colégio IPÊ, as aulas de inglês na Ensino Fundamental são realizadas em parceria com a Cel.Lep Educational Solutions, referência em programas bilíngues no Brasil. Com materiais exclusivos e professoras especialistas, as crianças vivenciam o idioma de forma natural, lúdica e interativa.
As atividades acontecem em ambientes preparados para a imersão, estimulando comunicação, curiosidade e criatividade. Assim, desde cedo, nossos alunos constroem uma base sólida no inglês e desenvolvem competências essenciais para o futuro.
- Metodologia bilíngue com foco em autonomia e competências
- Recursos digitais interativos para enriquecer o aprendizado
- Alinhamento pedagógico com a BNCC e ludicidade
- Experiência e reconhecimento educacional consolidada
Opções de Horários:
O período integral inclui momentos de descanso, alimentação supervisionada e atividades lúdicas adequadas para cada faixa etária.
– 8h às 12h
– 13h30 às 17h30
– 8h às 17h30
Para Horários Especiais:
Se sua família tem necessidades específicas de horário que não se encaixam nas opções regulares, nossa secretaria está à disposição para avaliar possibilidades de arranjos especiais.
Contato da Secretaria:
Para dúvidas sobre horários especiais, matrículas ou informações adicionais, procure nossa secretaria durante o horário de funcionamento.
Dicas para Escolha do Período Escolar
A escolha do período em que a criança vai estudar é uma decisão importante para garantir o bem-estar dela e a tranquilidade da família. Alguns pontos podem ajudar nessa definição:
- Considere a rotina familiar: pense nos horários de trabalho, no tempo de deslocamento até a escola e na disponibilidade de transporte. A organização do dia a dia da família influencia diretamente no período mais adequado.
- Pense no perfil da criança: cada criança tem seu próprio ritmo. Algumas rendem mais no período da manhã, enquanto outras se adaptam melhor às atividades no turno da tarde. Observar esse comportamento ajuda a proporcionar mais disposição e aprendizado.
- Avalie a necessidade de período integral: essa é uma ótima opção para famílias que precisam de mais tempo de permanência da criança na escola, oferecendo também um espaço estruturado para alimentação, descanso e atividades complementares.